Bem-vindo ao mundo bebidas!!!

Qual o melhor vinho para cada ocasião?

Existe sempre a dúvida que tipo de vinho poderia ficar melhor nesta ou naquela ocasião, neste prato ou mesmo quando se deveria abrir o vinho. É algo que acontece com quem não têm ainda muita experiência no mundo dos vinhos, mas que sabe que terá que ter aquela garrafa no jantar de logo à noite. Aqui poderá tirar algumas conclusões.

Não é necessário ser um intelectual dos vinhos para escolher o melhor, é importante não esquecer que o melhor vinho é aquele que mais gostamos, pois criamos um laço com ele, isso é das regras mais importantes: o nosso gosto a ele.

Porém, existem algumas dicas simples que poderá ajudar na sua escolha para aquele jantar que terá logo à noite. Costuma-se usar uma regra muito simples, isto quando falamos de acompanhamento de um prato, a regra da cor: tinto para carnes vermelhas e branco para carnes brancas.

Vinhos tintos

Os vinhos tintos normalmente têm um sabor mais acentuado e, por essa mesma razão, costumam pedir receitas mais condimentadas para acompanhar. Outra técnica bastante usada é para quando quer apenas passar um bom momento comprar um bom vinho tinto e servir aos amigos acompanhado com uma tábua de queijos, é uma ótima mistura de sabores. São ótimos para dias frios e devem ser servidos na temperatura ambiente.

Vinho branco

Existe também o vinho branco que normalmente, como é mais suave do que o tinto, dão boa companhia a pratos que não sejam muito condimentados, pratos que não tenham um sabor muito acentuado para não se perder o sabor do vinho. Pratos simples que não tenham muito sabor são ótima companhia com um vinho branco. Pode-se usar também vinhos brancos secos para os aperitivos antes do jantar e vinhos brancos mais doces para abrir depois do jantar, na hora do jantar. Fica muito bom o vinho branco gelado, ideal para dias mais quentes.

Vinho rosé

Temos também o vinho rosé. Este tipo de vinho é uma mistura entre brancos e tintos, o tipo de vinho que é usado na mistura é que vai determinar a sua coloração rosada. Porém, apesar de serem uma mistura, é tipicamente usado como os vinhos brancos, e como expliquei em cima quais seriam as melhores alturas para os consumirem. Podem ser servidos frescos e com pratos simples. São vinhos que são populares mais na europa e que são bastante apreciados pela individualidade que representam.

Depois desta explicação, não quero deixar de parte que é importante, apesar destas dicas, que o melhor vinho para nós é aquele que combina melhor com o nosso paladar, o vinho que nós gostamos é o melhor vinho. Isto porque há pessoas que não gostam de vinho branco ou de tinto e consomem o mesmo todo o ano. Se é o que elas gostam, isso é o mais importante.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *